Cresce em 50% o uso de Worms para roubo de dados

Em janeiro de 2008, os vermes virtuais foram responsáveis por 15% das infecções de rede para captura de dados, aponta pesquisa.


O uso de worms para roubar dados confidenciais aumentou em 50%. Em janeiro de 2008, esses vermes foram responsáveis por 15,01% das infecções de rede para captura de dados. No mesmo período do ano passado, esse percentual não chegava a 10%. As informações são do PandaLabs, laboratório de análise e detecção de malware.


De acordo com o levantamento, o malware mais ativo no mês de janeiro de 2008 foi o trojan Downloader.MDW. Os worms Bagle.HX e Perlovga.A ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente.



Afinal, O que é um worm?


Illustration of a wormUm worm, assim como um vírus, cria cópias de si mesmo de um computador para outro, mas faz isso automaticamente. Primeiro, ele controla recursos no computador que permitem o transporte de arquivos ou informações. Depois que o worm contamina o sistema, ele se desloca sozinho. O grande perigo dos worms é a sua capacidade de se replicar em grande volume. Por exemplo, um worm pode enviar cópias de si mesmo a todas as pessoas que constam no seu catálogo de endereços de email, e os computadores dessas pessoas passam a fazer o mesmo, causando um efeito dominó de alto tráfego de rede que pode tornar mais lentas as redes corporativas e a Internet como um todo. Quando novos worms são lançados, eles se alastram muito rapidamente. Eles obstruem redes e provavelmente fazem com que você (e todos os outros) tenha de esperar um tempo maior para abrir páginas na Internet.


0 comentários: